>>> Locutor Profissional para gravação de áudio.
Javascript DHTML Image Web Scroller Powered by dhtml-menu-builder.com
      00:00:00
 

 
  
Javascript DHTML Tree Menu Powered by dhtml-menu-builder.com

Coloque o nosso banner
no seu site ou blog.

 
Locutor Profissional para gravação áudio.

 



Javascript DHTML Image Web Scroller Powered by dhtml-menu-builder.com

Javascript DHTML Image Web Scroller Powered by dhtml-menu-builder.com

Google
---------------------------





Como fazer texto para propaganda volante ou carro de som.



Protected by Copyscape Unique Content Checker

Sempre prefiro que o cliente envie o texto pronto a ser gravado, por dois motivos:
Primeiro – ganho esse tempo de criação do texto.
Segundo – vamos fazer a gravação na linguagem do cliente e automaticamente do seu público alvo.
Mas como nem sempre é assim e surgem os clientes que pedem e querem que eu monte o texto e a gravação, pois dizem que não sabem como montar o texto para propaganda volante, que para outros é conhecida como propaganda de rua, carro de som, propaganda em veículo... mas que no final só mudou a denominação do serviço e que neste artigo será tratada como propaganda volante; vou passar algumas informações que podem ajudar na montagem de texto, inclusive para quem trabalha ou quer começar no ramo de propaganda volante.
Locutor Profissional - www.locutorprofissional.com
Na verdade a montagem do texto da propaganda volante é feita de forma semelhante a montagem de texto publicitário para rádio por exemplo, pois os dois utilizam o áudio como forma de levar a mensagem do anunciante até o ouvinte, a grande diferença é que na rádio normalmente existem os tempos de 15”, 30”, 45” e 60” ; em algumas rádios esses tempos não são seguidos e aceitam veicular a propaganda com tempos irregulares, ou seja, fora dos padrões e ainda o cliente contrata 30” e manda gravação de 45” ou mais. Só mencionei essa questão de tempo entre rádio e propaganda volante porque é o grande diferencial, em carro de som o tamanho do texto importará no seguinte sentido:
  1. O texto para carro de som deve ter de 30” a 45”, para que ele não se torne muito longo; porque andando a uma velocidade média de 10 km/h (que é a velocidade usual, mas sem regra) é o tempo que passará com o anúncio e as pessoas conseguirão ouvir pelo menos oitenta porcento da mensagem. Se o texto publicitário estiver muito longo é possível que o carro passe falando que você encontra lindos... as últimas tendências da moda... ainda pode pagar com 20% de desconto à vista... e muito mais, mas e daí? Onde? Qual loja? A primeira que você encontrar pela frente? Por isso volto a dizer o texto deve conter o suficiente para transmitir a mensagem principal, sem enrolação, pois texto longo poderá não trazer retorno para o cliente.
  2. O tempo de música na introdução, no meio ou final do texto, deve ser curto (eu gosto de deixar em média 5”), porque o interesse do anunciante é divulgar seu comércio, produtos, ofertas, horários... e não que você ande tocando música para as pessoas, afinal ele quer divulgar para vender e se ele não vende música, não tem motivo tocar muita música. Apenas lembrando que esses 5” de música propostos, devem fazer parte dos 30” a 45” acima, assim a gravação total não ficará extensa. Já gravei por solicitação do cliente texto onde ficava 20” de música e mais 90” de mensagem de texto, eu particularmente achava que era muita música e texto muito grande, mas como o cliente tem razão, ele está pagando para que seja gravado assim, eu gravo.
  3. Falando em música, que tipo de música usar? Muito subjetivo, eu particularmente gosto de colocar música instrumental, porque a propaganda volante fica mais nítida com a mensagem do anunciante, mas isso dependerá do tipo de propaganda que será veiculada, pois se estiver divulgando um show musical, é aconselhável que se use música do artista para que ele seja valorizado, afinal o show é dele; ainda assim você deve saber se o cliente quer alguma música específica ou se no estabelecimento comercial dele toca qual gênero musical, porque não seguir o que o cliente gosta? Ainda existem alguns anúncios, tipo comunicado, onde normalmente não é usado nenhum tipo de música.
  4. Podemos usar efeitos de áudio e efeitos na voz em propaganda volante? Sim, desde que esses efeitos possam valorizar a publicidade. Em muitos casos os efeitos podem causar efeitos contrários. Ao usar um efeito na voz, dependendo da regulagem do aparelho do carro de som, as pessoas podem não entender o que está sendo falado e assim a publicidade ser prejudicada. Efeitos curtos de áudio dando destaque a uma determinada frase são bem vindos.
Protected by Copyscape Unique Content Checker

Falamos na questão de tempo da propaganda (texto e música), da música a ser usada e dos efeitos. Vamos agora tratar um pouco sobre a montagem do texto para que possamos colocar voz e divulgar de forma eficiente para que o cliente fique satisfeito e traga retorno para ambos.
Locutor Profissional - www.locutorprofissional.com
O nome do estabelecimento comercial deve ser lembrado o máximo possível, principalmente em textos maiores, como já foi citado, para que pelo menos o ouvinte da propaganda, possa saber de quem estamos falando.

Procure usar frases que valorizem a empresa que está sendo divulgada. Mas não use informações de forma a “enganar” as pessoas, pois isso pode descredibilizar o seu cliente.

Muitas vezes quem monta o texto quer economizar na gravação do áudio a ser veiculado pelo carro de som e quer um texto que seja possível usar durante um bom tempo (um ano), pode sim fazer dessa forma, porém o(s) concorrente(s) está(ão) constantemente fazendo promoções, brindes e anunciando para atrair inclusive o seu cliente.
Quando o texto a ser montado tratar-se de inauguração de um comércio, o foco principal a ser divulgado é justamente data, hora, endereço e nome do comércio, pois queremos que as pessoas estejam presentes nessa inauguração e que o novo empreendimento seja um sucesso, porque você terá muito trabalho pela frente nessa parceria que se forma.
Locutor Profissional - www.locutorprofissional.com
Se o anúncio a ser divulgado conter ofertas, lembre-se da questão tempo e nome do anunciante, para não cairmos, onde? Qual loja?

Protected by Copyscape Unique Content Checker

Temos os textos básicos onde o anunciante apenas lembra as pessoas que estão trabalhando, vendem tais produtos, endereço, telefone, ofertas.

No meu ponto de vista o texto para propaganda volante, deve ser claro e preciso em suas informações, porque o tempo de exposição para o ouvinte é pequeno e deve ser aproveitado ao máximo.


30/09/2010 – Artigo escrito e publicado por:
Otavio Ultramare
Alterado em 26/12/2011




Javascript DHTML Image Web Scroller Powered by dhtml-menu-builder.com
Javascript DHTML Image Web Scroller Powered by dhtml-menu-builder.com